Por Boris Nad
Vamos lembrá-lo, nos termos mais básicos, o mito de Atlântida, que, segundo a lenda, em tempos antigos proto-históricos , foi localizado em algum lugar do Atlântico Norte, oeste dos pilares de Hércules, hoje Estreito de Gibraltar.
A grosso modo, Atlantis afundou cerca de dez mil anos atrás, em uma espécie de cataclismo geológico que se abateu sobre a humanidade então. Um dos depoimentos mais importantes que foram deixados para nós, foi por Platão em seu ” Timeu ” e ” Crítias ”, onde relata Platão que seu mestre Sócrates aprendeu com o sábio grego Sólon e este, novamente , o que se ouviu de um sacerdote egípcio.
Resumindo o relatório de Platão, podemos destacar o seguinte:
A mítica Atlanta eram realmente portadora de uma espiritual civilização superior. Eles eram marinheiros chegados das ilhas ao oeste , onde viveram em prosperidade sem precedentes , eles são também os primeiros colonizadores europeus. O cataclismo que se abateu sobre eles – devido à ” ira de Deus ” – Na verdade foi o resultado da catástrofe espiritual : “O deus dos deuses, Zeus ( … )” Platão diz laconicamente , ” decidiu puni-los … “
Uma vez que ha muito da literatura dedicada a Atlantis , que agora inclui dezenas de milhares de bibliografias ,vamos mencionar o trabalho já clássico de Otto Muck (Otto Muck, The Secret of Atlantis) que obteve a este mito certos argumentos científicos.
O autor , de fato ( e não só) , identifica as pessoas mitológicas Atlanta com o homem de Cro-Magnon, titular do transporte marítimo e da agricultura, cuja colonização também ocorre na direção noroeste-sudeste .
O trabalho de Platão é o relato mais antigo e mais completo sobre a civilização desaparecida. Caso contrário, o relatório de Platão, bastante pequeno em seu escopo, é rico em meticuloso e muitas vezes com os detalhes incrivelmente precisos da vida dos atlantes, em relação a tudo isso mais tarde relatórios haveis superior, mais tarde os relatórios tiveram significado apenas de segundo nível. ( Muitas vezes, eles são reduzidos a mera repetição do que já tinha ouvido falar de Platão ou, simplesmente, eles são a prova da fértil imaginação do autor que o elabora).
Boris Nad
Translation: Myilena Queiroz
Boris Nad
Translation: Myilena Queiroz
KOMENTARI